CURIOSIDADES SOBRE O REINO ANIMAL

Mariposa imperador: a maior do mundo

Ela tem 30 centímetros da extremidade de uma asa à da outra e o corpo branco e acinzentado. As asas parecem ter recebido pinceladas de desenhos geométricos, pintados de preto, cinza e marrom (clique na foto para aumentar). O nome científico é Thysania agrippina, e seu nome comum é Mariposa Imperador. É o maior lepidóptero noturno do mundo. Em outras palavras, a maior mariposa do planeta. A família dos lepidópteros é a mesma a que pertencem as borboletas. A diferença básica é que estas são insetos diurnos, enquanto as mariposas são noturnas ou crepusculares. A imperador foi encontrada pela primeira vez na Amazônia, mas outros exemplares já foram vistos nas matas do México.

A cobra mais longa: python

A mais longa de todas as cobras é provavelmente a python que mora nas selvas do Sudeste da Ásia. Pode crescer até 10 metros - equivale ao comprimento de 6 humanos adultos. Este gigante poderoso não é só conhecido pelo seu tamanho mas também pela beleza da sua pele.

A cobra mais pesada: sucuri

A mais pesado de todas as cobras - alguns cientistas dizem que também é o mais longo - é a sucuri que mora na América do Sul. A maioria das sucuris cresce aproximadamente 7,6 metros. Mas a maior encontrada tinha 11,2 metros e pesava 453 kg. Por ser muito pesada, a sucurí fica muito tempo na água que onde alivia seu grande peso.

O maior olho: lula gigante

Apesar do tamanho da baleia azul, seus olhos são só 10 cm. A lula gigante possui o record para o maior olho - 38 cm.

O mais forte de todos os animais: besouro rinoceronte

Ele vive na America do Sul é o mais forte de todos os animais. Este inseto surpreendente pode erguer oitocentas cinqüenta vezes seu próprio peso. Se você fosse tão forte quanto este besouro, você poderia erguer três elefantes - um peso equivalente a 12 toneladas.

O animal mais barulhento: bugio

Ele é o animal mais barulhento e que grita mais forte que existe em terra. Seu grito pode ser ouvido por mais de 16 km na floresta da América Central e América do Sul.

O animal que mais tempo vive: tartaruga gigante das ilhas Galápagos

Essas tartarugas vivem mais que 150 anos. Isto é o tempo de vida mais longo que qualquer outro animal com coluna vertebral.

As maiores tartarugas: tartaruga gigante das ilhas Galápagos

Elas estão entre as tartarugas maiores. Elas pesam até 226 kg e tem uma carapaça que mede aproximadamente 1,2 metros.

O pássaro mergulhador mais rápido: falcão peregrino

Se encontra na América do Norte e América do Sul, Austrália e África. Ele pode mergulhar pelo ar a 281 km por hora. Isso é mais rápido que qualquer outro pássaro pode mergulhar

O animal que corre mais rápido: gueopardo

Este felino pode correr até 110 km por hora. Mas, ele só consegue correr esta velocidade em distâncias curtas, equivalente a 4 quarteirões.

O peixe que nada mais rápido: agulhão-vela (Istiophorus platypterus) Este peixe segura o record do nadador mais veloz. Alcança uma velocidade de 115 km por hora.

O animal que pula mais alto: pulga

A pulga é um dos maiores atletas de natureza. Este inseto pode saltar mais de trezentas vezes a altura do seu próprio corpo. Se você pudesse fazer isso, você poderia saltar do início ao fim de um campo de futebol americano em um único pulo.

O animal que mergulha mais fundo: elefante marinho

Segundo os cientistas ele é o campeão de mergulho. Eles são encontrados na consta da California, México e América do Sul. Eles podem mergulhar de 1220 metros em busca de comida no fundo dos oceanos. Leva somente 17 min para este animal notável alcançar aquela profundidade.

O maior primata das Américas, endêmico da Mata Atlântica: muriqui

O muriqui é o maior primata das Américas. A cabeça é redonda, o corpo é pesado, os membros são longos e esbeltos; o rabo é mais longo que o corpo, desnudo em baixo perto da ponta, e preênsil.

A mais bizzara e intrigante espécie de quelônio: matamatá

Carapaça com até 40 cm de comprimento, quadrangular, apresentando três fileiras de quilhas; cabeça achatada, triangular, com uma probóscide; nos lados da cabeça e pescoço são observadas extensões de pele.

O maior cervo da América do Sul: cervo-do-Pantanal (Blastocerus dichotomus)

Altura: até o dorso - de 1,1 a 1,2 mt. Comprimento: 1,8 e 1,9 mt., cauda de 10 a 15

Uma das maiores aves da América do Sul e o Símbolo do Pantanal: jaburu (Jabiru mycteria)

além do seu tamanho (1,10 m), chama a atenção pelo seu enorme ninho feito de galhos de arbustos secos, construído em árvores como o "manduvi" (Sterculia striata), a "piúva" (Tabebuia impetigosa) ou em troncos de árvores mortas.

O maior dos antílopes: eland (Taurotragus derbianus gigas)

O maior de todos os antílopes, com 1,65 m. de altura e 900 quilos. Fêmeas também tem chifres.

O Menor dos antílopes: dik dik (Madoqua kirki)

Os dik-diks são os menores antílopes que existem. Conhecidos também com antílopes-pigmeus, eles têm em média 35 cm de altura ou, conforme a espécie, ainda menos.

O Menor mamífero terrestre não-voador: musaranho pigmeu (Suncus etruscus ) - O musaranho pigmeu tem apenas 1,5-2,5g., 60-80mm comprimento com a cauda) e pode ser encontrado em alguns países da Europa e Africa.

O Menor mamífero do mundo: morcego-nariz-de-porco (Craseonycteris tonglongyai) é encontrado somente na Tailândia; é o menor mamífero do mundo atualmente; pode pesar entre 1,5-2 g., ter entre 22 e 26mm de comprimento do antebraço e 29 a 33 mm de cabeça e corpo.

O maior mamífero: baleia azul (Balaenoptera sp.)

São os maiores animais da Terra, podendo chegar ao peso de 145 a 160 toneladas. Seu antepassado direto foi o maior animal já existente na chegando a 175 toneladas de peso

O mais alto animal: girafa (G. Camelopardilis)

Altura: média de 5 mt. Comprimento do pescoço: até 3 mt.

Peso: macho, 1, ½ tonelada

O animal mais esquisito: orictéropo

Este é um dos mais esquisitos do mundo. Ele tem focinho de porco, orelhas de mula e cava tocas de baixo da terra como uma topeira! Por isso, é também chamado porco-da-terra pelos sul-africanos.

Maior tartaruga: tartaruga marinha (Dermochelys choriacea)

 Também conhecida como Tartaruga de couro. Pode exceder os 2 metros e pesar até 600 kg.

Maior quelônio de água doce: tartaruga-da-amazônia

Uma grande mede até 1,5 metro de comprimento e 60 cm de largura, podendo pesar até 60 Kg. Sua média de vida é acima de 100 anos

Únicos mamíferos que botam ovos: ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus)équidna (Tachyglossus aculeatus)

Cinco espécies de équidnas também da Austrália e da Nova Guiné fazem parte dos seis das 4.237 espécies de mamíferos põem ovos.

Maior peixe do mundo: tubarão-baleia (Rhincodon typus)

Pode alcançar um comprimento de 15 metros

Menor peixe do mundo: pandanka pygmanga

Vive nas Filipinas e quando adulto mede apenas 1 cm.

Maior roedor: capivara (Hydrochoerus hydrochoeris)

Mede quando adulto 1 a 1,30 mt. de comprimento e 0,50 mt. de altura.

Maior peixe de água doce: pirarucu

é o maior peixe de água doce do mundo, podendo atingir até 3 metros de comprimento. Em geral, tem cerca de 2 metros maior do que a estatura média de um homem adulto e chega a pesar até 200 quilos

Animal com o menor cérebro: preguiça

espécie típica da Amazônia, tem o cérebro do tamanho de uma azeitona. Proporcionalmente ao tamanho do corpo, é um dos animais com o menor cérebro em todo o mundo. Explicação dos zoólogos: como se alimenta só de folhas, ela não precisaria de mais que isso para encontrar comida.

O maior besouro do mundo: titanus gigantus

Se alimenta de material orgânico em decomposição na floresta. Com 20 centímetros de comprimento, é maior do que a mão de um homem adulto.

O maior camarão de água doce - Vive na Amazônia. Também encontrado em alguns rios do Nordeste, chega a medir 48 centímetros da cauda à ponta das garras.

O menor macaco do mundo: sagüi-leãozinho (Cebuella pygmaea)

É do tamanho de uma escova de dentes e pesa 107 a 141 gramas. É o menor macaco sulamericano, com registro, inclusive, no Guiness Book. Habita as áreas de floresta pluvial da Amazônia e países vizinhos, onde o casal e suas crias vivem em grupos pequenos.

O maior macaco do mundo: gorila

Podem atingir 2 m de altura e pesar de 140 a 275 kg.

Maior tatu do mundo: tatu canastra (Priodontes giganteus)

pode medir 1 m de comprimento, com mais de 50 cm de cauda, e pesa 60 kg.

A maior cobra venenosa do Brasil: surucucu

A surucucu é uma das maiores serpentes venenosas do mundo. pertence à família dos Critalídeos, mas sua cauda não tem guizos, com a da cascavel. Comprimento: 3,5 mt.

A maior das águias: harpia (Harpia harpyja)

Maior águia do mundo, a harpia amazônica tem 97 centímetros de altura, 11 a mais que a águia careca americana e bem maior que as espécies encontradas na África e na Europa. Alimenta-se de pequenos roedores e até de macacos.

Você sabia que...

... que a águia-americana atinge 2,25m de envergadura: comprimento das asas abertas. É o símbolo nacional dos EUA.
... que um pica-pau dá mais de cem bicadas por minuto numa árvore, para procurar formigas. Chega a comer mais de mil por dia!
... que o porco-espinho tem uma armadura de 32.000 curtos espinhos, sob, seu pêlo brilhante, que se eriçam quando ele é atacado.
... que o alce é o maior membro da família dos cervídeos, chegando a atingir 2m de altura e 800kg de peso. Só os machos têm chifres.
... que a coruja é capaz de piscar um olho e também girar a cabeça até três quartos da rotação total.
... que o dromedário em caso de necessidade, pode trotar durante 16 horas a fio, percorrendo assim, até 140 Km por dia.
... que um camelo robusto percorre de 30 a 40 Km por dia, conduzindo uma carga de 250 Kg. No verão pode passar de 2 a 3 dias sem água e 1 ou 2 dias sem alimento. No inverno pode suportar até 8 dias a falta de água e não se alimentar por 4 dias, sem inconveniente para a sua saúde.
... que um dromedário sedento pode tomar até 140 litros de água em apenas 10 minutos.
... que os registros dos primeiros répteis datam de aproximadamente 300 milhões de anos atrás. Possui 6000 espécies e estão melhor adaptados a vida em terra seca que os anfíbios.
... que A classe dos mamíferos é a mais conhecida pois inclui o homem e possui 4000 espécies diferentes. Os maiores animais selvagens ou domésticos, são mamíferos.
... que existem mais de 25 mil espécies de peixes diferentes em todo o mundo.
... que existem mais de 125 mil espécies de moluscos.
... que existe mais de 1 milhão de insetos.
... que existem mais de 3 mil espécies de anfíbios.
... que existem mais de 8.500 espécies diferentes de aves e que destas 5 mil são passeriformes.
... que existem mais de 50 mil espécies diferentes de aranhas.
... que das 483 espécies de mamíferos existentes no Brasil, 324 vivem na Floresta Amazônica (67%). Das 141 de morcegos, 125 voam por lá.
... que das 75 espécies de primatas que vivem no Brasil, 58 saltam pelos galhos da Floresta Amazônica. Um dos mais conhecidos, o macaco-barrigudo, é usado como mascote por índios e caboclos ribeirinhos.
... que o Brasil tem a maior variedade de sapos do mundo, grande parte deles na Floresta Amazônica. O cururu mede 30 centímetros (quatro vezes mais o tamanho de um canário) e pesa mais de 1 quilo.
... que a sucuri chega a medir 10 metros de comprimento, o dobro do tamanho de um carro médio de passeio.
... que a sucuri não é a cobra mais comprida do mundo, pois perde para um píton africano, mas é a mais pesada e volumosa.
... que as aranhas não são insetos como todo mundo pensa. Os insetos possuem 6 pernas e aranhas tem 8 pernas.
... que o peixe-boi tem o peso de sete mergulhadores.

Lúcia Helena Salvetti De Cicco