A B C D E F H I J L M N O P Q R S T U V

DICIONÁRIO   FINANCEIRO

E-card Cartão virtual, isto é, sem o uso do plástico, em que o cliente só possui o número do cartão. Só pode ser utilizado em compras na internet.
Ebitda A sigla em inglês significa Earnings Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization. É o lucro antes do pagamento de juros, impostos, depreciação e amortização do diferido.
Efeito co-seguro Refere-se a visão de que a fusão de duas empresas diminui a probabilidade de qualquer uma delas ficar inadimplente.
Efeitos colaterais Inovações tecnológicas e novos projetos normalmente geram efeitos em outras partes da empresa.
Emenda de maioria especial Emenda que exige a aprovação de 80% dos acionistas para que uma fusão seja aceita.
Emissão Colocação de dinheiro ou títulos em circulação
Empréstimos Contrato entre duas partes, na qual uma é demandante de capital e a outra é ofertante. A parte ofertante cede o capital para a parte demandante por determinado tempo. Em troca, recebe um rendimento sobre este capital emprestado, que se dá na forma do pagamento de juros.
Empréstimos de Regularização Quando um país fecha o seu Balanço de Pagamentos com deficit, necessita de recursos para equilibrá-lo. Então, recorre a empréstimos de regularização, normalmente cedidos por instituições internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (Bird).
Endividamento Montante de dívidas de uma empresa, governo ou pessoa física.
Entidade Aberta de Previdência Privada É toda entidade constituída com a finalidade única de instituir planos de pecúlios e/ou rendas, mediante contribuição regular de seus participantes.
Entidade Fechada de Previdência Privada É toda entidade constituída sob a forma de sociedade civil ou fundação, com a finalidade de instituir planos privados de concessão de benefícios complementares ou assemelhados ao da previdência social, acessíveis aos empregados ou dirigentes de uma empresa ou grupo de empresas, as quais, para os efeitos do regulamento que as regem, são denominadas patrocinadoras.
Equilíbrio do Mercado Diz-se que um mercado financeiro está em equilíbrio quando os compradores e os vendedores chegam a um consenso quanto aos preços usuais dos ativos transacionados. Para haver um equilíbrio no mercado, a oferta e a procura de um determinado ativo devem ser razoavelmente equivalentes, caso contrário um dos lados ou quer comprar barato (oferta excessiva) ou vender caro (demanda excessiva), levando ao desequilíbrio do mercado
Equity Patrimônio Líquido. São os direitos residuais dos acionistas sobre os ativos da empresa, calculado subtraindo-se o passivo total do ativo total.
Escala Quando uma empresa aumenta sua escala, aumenta sua planta e, em conseqüência, sua produção. Ganhos de escala, estão associados ao aumento da planta da empresa, que, na maioria das vezes, vêm na forma de um menor pagamento aos seus fornecedores, em função do aumento da quantidade comprada.
Especulação Negociação em mercado com o objetivo de ganho,em geral a curto prazo.
Estabelecimento É a loja ou prestadora de serviços que aceita os cartões de crédito da bandeira, para pagamento de bens ou serviços.
Estabilização Estabilização significa reduzir ou diminuir a variação das taxas de algum indicador econômico para os níveis de países desenvolvidos. Ex: estabilizar a inflação é reduzir a taxa de inflação para níveis equivalentes à dos países desenvolvidos.
Estagflação Situação em que a economia de um país encontra-se simultaneamente em recessão com inflação.
Estipulante Pessoa física ou jurídica que contrata um seguro a favor do Segurado.
Estoque Quantidade guardada de algum ativo para venda futura. Ex: Uma loja guarda um estoque do produto que vende para caso o consumo seja maior do que o esperado, ela tenha como atender os pedidos.
estrutura de capital Combinação de diversas modalidades de capital de terceiros e capital próprio por uma empresa. Conhecida também como estrutura financeira.
EURO Nome da nova moeda do Mercado Comum Europeu e que entrou em vigor no dia 01/01/99.
Eurodólar Nos anos 70, em decorrência da crise do petróleo, os países produtores de petróleo passaram a acumular grandes montantes de dólares que, em sua maioria, foram aplicados em bancos situados na Europa, por isso ficaram conhecidos como Eurodólares.
Ex-direitos Denominação dada a uma ação que teve exercidos os direitos concedidos por uma empresa.
Excedente Financeiro É o resultado apurado, durante o período do benefício do plano de previdência, pela diferença entre a taxa de rentabilidade líquida obtida pela aplicação dos recursos da reserva matemática de benefícios concedidos e a remuneração garantida, nos termos do Regulamento e conforme Nota Técnica Atuaria.
Exclusão do direito de preferência O estatuto da empresa aberta que contiver autorização para aumento do capital pode prever a emissão, sem direito de preferência, para antigos possuidores de ações, de debêntures ou partes beneficiárias conversíveis em ações.
Execução de ordem Efetiva realização de uma ordem de compra ou venda de valores mobiliários.
Exercício de opções Operação pela qual o titular de uma operação exerce seu direito de comprar ou de vender o lote de ações-objeto, ao preço de exercício.
Exigibilidades Exigências financeiras, dívidas que a empresa tem de pagar.
Expectativas homogêneas Idéia de que todos os agentes do mercado têm as mesmas expectativas quanto ao comportamento das principais variáveis econômicas.
Exportação Venda de produtos para fora de seu país de origem.
Extrato de Conta Relatório de movimentações de dinheiro na conta corrente ou fundo de investimento.