A B C D E F H I J L M N O P Q R S T U V

DICIONÁRIO   FINANCEIRO

Valor Agregado É todo o valor que é agregado a um produto. O Valor Agregado de um país é tudo o que ele produziu em um período.
Valor de exercício da opção Preço de exercício por ação, multiplicado pelo número de ações que compõem o lote-padrão de uma opção.
Valor de exercício da opção Preço de exercício por ação, multiplicado pelo número de ações que compõem o lote-padrão de uma opção.
Valor de face Valor principal de uma obrigação.
Valor de Mercado Termo utilizado no mercado financeiro para indicar o valor que um proprietário receberia por um ativo, caso este ativo fosse vendido na data de hoje no mercado.
Valor Futuro Valor da obrigação em uma data futura, após a capitalização de vários períodos.
Valor intrínseco da opção Diferença, quando positiva, entre o preço a vista de uma ação objeto e o preço de exercício da opção, no caso de uma opção de compra, e entre o preço de exercício e o preço a vista, no caso de uma opção de venda.
Valor Mobiliário Expressão genérica que caracteriza papéis e títulos com valores móveis, tais como títulos da dívida pública, ações, CDBs, títulos de renda fixa ou variável.
Valor Nominal Valor nominal da ação é o valor mencionado no estatuto social de uma empresa e atribuído a uma ação representativa de seu capital. Não existe relação entre o valor nominal de uma ação e seu valor de mercado, ou seja, quando é negociada.
Valor Patrimonial Montante aplicado pelos sócios da empresa acrescido dos lucros retidos na empresa.
Valor Patrimonial da ação Resultado da divisão entre o patrimônio líquido e o número de ações da empresa.
Valor Presente O valor de uma série de fluxos de caixa futuros descontados pela taxa de juros.
Valor Presente Líquido Também conhecido pela sigla VPL.
Expressão utilizada na área de finanças para analisar investimentos em projetos. O VPL é usado para se determinar quanto o projeto valeria hoje. No cálculo, desconta-se o fluxo de caixa gerado pelo projeto usando uma taxa representativa do risco.
Valor unitário da Ação-VUA Quociente entre o valor do capital social realizado de uma empresa e o número de ações emitidas.
Valorização da Carteira Indicador divulgado em termos percentuais que visa traduzir o ganho de valor da carteira de investimento durante um determinado período de tempo.
Value at Risk ou VAR Nos permite medir a probabilidade de perda de determinada aplicação em diversos cenários adversos da economia
Variação Diferença entre os preços de um determinado título em dois instantes considerados.
Variação Cambial Percentual divulgado que indica a variação da taxa de câmbio num determinado período de tempo.
Variação Negativa da Cota Percentual divulgado que indica a desvalorização (perda de valor) de uma cota, durante determinado período de tempo. Significa dizer o quanto o valor da cotação de um título ou fundo de investimento caiu.
Variação Positiva da Cota Percentual divulgado que indica a valorização (ganho de valor) de uma cota, durante determinado período de tempo. Significa dizer o quanto o valor da cotação de um título ou fundo de investimento aumentou.
Variância O quadrado da diferença média dos valores em relação a média.
Venda em margem Venda, a vista, de ações obtidas por empréstimo, pelo investidor, em uma sociedade corretora que opere em bolsa. È uma modalidade de operações da Conta Margem.
Viés Tendência verificada na análise de algum fenômeno da natureza ou situação estatística. Ex.: quando analisamos a média de acidentes de automóveis causados por mulheres em relação aos homens (levando-se em conta o total de homens e mulheres dirigindo), deveremos obter uma taxa inferior, dado o VIÉS gerado pela característica mais cautelosa da mulher.
Virar Pó Gíria do mercado financeiro, vide "pó".
Volatilidade Grau médio de variação das cotações de um título ou fundo de investimento, em um determinado período de tempo. Alta volatilidade significa que o valor da cota apresenta forte variação.
Volume É o volume financeiro, dinheiro, negociado por um determinado papel ou pela bolsa
Voto Direito que tem o proprietário de ações ordinárias (ou preferenciais não destituídas dessa faculdade) de participar das deliberações nas assembléias gerais.