COZINHA  CAIPIRA

A B C D F G L M P Q S T V

Receita: Abacaxi em calda

Ingredientes: 3 abacaxis maduros sem casca, 8 xícara de água, 1 pitada de bicarbonato de sódio. Para a calda: 2 1/3 de xícaras de açúcar cristal e 2 xícaras de água.

Modo de preparo:
Corte os abacaxis em rodelas de 3 cm de espessura e retire o miolo. Coloque numa panela de aço inoxidável, de alumínio ou de ágata. Junte a água e leve ao fogo até levantar fervura. Retire a fruta com uma escumadeira e reserve (jogue fora a água de fervura). Na mesma panela, misture bem os ingredientes, da calda e leve ao fogo, sem mexer, ate o ponto de pérola, ou calda grossa (verifique o ponto: a calda cai da colher num fio e, quando pára de cair , forma uma gotinha na ponta da colher). Junte o abacaxi e deixe ferver por 15 min ou ate a calda voltar ao ponto de pérola.



Receita: Acarajé (20 unidades)

Ingredientes:
½ kg de feijão-fradinho, 2 cebolas raladas, sal, azeite-de-dendê.

Modo de preparo:
Deixe o feijão de molho por uma noite. Descasque os grãos, um por um, retire também o olho. Passe o feijão na chapa mais fina da máquina de moer carne. Tempere com a cebola ralada e sal e bata bem com uma colher de pau, até obter um creme consistente. Frite o acarajé no azeite-de-dendê, às colheradas: duas colheres de sopa formam um bolinho.



Receita: Alfenim

Ingredientes:
1 kg de açúcar, 2 litros de água, 1 colher (chá) rasa de suco de limão.

Modo de preparo:
Junte numa panela a água, o açúcar e o suco de limão. Ponha no fogo durante 2 ou 3 horas, até formar calda. Despeje em pratos de esmalte, um pouco em cada um para facilitar o trabalho de modelagem Como a massa é quente, proteja as mãos com polvilho e comece o trabalho de puxa (esticar e encolher a massa). Quando ela estiver bem consistente, antes do ponto de açucarar, comece a modelar os objetos que pretende (flores, animais, camafeus) É sempre bom ter às mãos um palito, uma peça de cristal ou tesoura de ponta, para ajudar a fazer os detalhes. Em seguida, deixe secar. As pessoas que não tem habilidade artística para modelagem podem usar o processo conhecido como “verônica”: pronta a massa, fazem-se as figuras e medalhões com o auxílio de moldes de estanho.



Receita: Arroz jardineira

Ingredientes:
2 colheres (sopa)de óleo, 2 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido, 1 pimentão vermelho pequeno cortado em cubinhos, 1 cenoura cortada em cubinhos, ½ xícara (chá) de ervilhas frescas, ½ xícara (chá) de vagem picada, 3 tabletes de caldo de galinha Maggi, 150g de peito de peru picado.

Modo de preparo:
Aqueça o óleo e refogue o arroz, o pimentão, a cenoura , a ervilha e a vagem Adicione 4 xícaras (chá) de água fervente e os tabletes de caldo Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 min, com a panela parcialmente tampada ou até que o arroz seque Retire do fogo, acrescente o peito de peru e deixe descansar por aproximadamente 10 min e sirva com batata palha.



Receita:
Arroz amarelo

Ingredientes:
20 a 30 caroços de pequi, 1kg de arroz, óleo, sal , alho, cebola, cheiro-verde

Modo de preparo:
Refogar os caroços de pequi em óleo , sal , alho e cebola Colocar um pouco de água e deixa-los cozinhar até a água secar Adicionar o arroz e refogar bem Colocar um pouco de água , acrescentar o cheiro-verde e deixar cozinhar.



Receita: Arroz com suã

Ingredientes:
3 kg de suã, 4 xícaras de arroz, 2 cebolas picadas, Manjerona ou cheiro-verde e temperos.

Modo de preparo:
Corte a suã em rodelinhas. Tempere numa vasilha com sal, alho e limão, duas horas antes de ir ao fogo. Usando de preferência uma panela de ferro, frite bem, pingando água constantemente, até a carne amolecer e dourar. Retire o excesso de gordura que se acumula na panela e coloque o arroz. Frite bem, coloque água e cozinhe em fogo brando. Quando estiver quase pronto, acrescente cheiro-verde ou manjerona, para dar mais sabor. Sirva quente e úmido.



Receita: Arroz em panela de pedra

I
ngredientes: 2 xícaras (chá) de arroz, 2 colheres (sopa)de óleo ou azeite de oliva, 1 cebola, 1 tomate, 1 dente de alho, sal, 300g de queijo fresco em cubos.

Modo de preparo:
Antes de ser usada pela primeira vez a panela de pedra precisa ser curada. Para isso, coloque óleo ou azeite dentro dela e leve ao fogo ate ferver.Com uma colher de pau, vá cobrindo com óleo toda a parte interna. Quando o óleo desaparecer, lave a panela com água fervente e estará pronta para o uso.Prepare o arroz, quando estiver quase pronto, junte o queijo e deixe derreter, tampando a panela. Sirva na própria panela.


Receita: Arroz-doce com rapadura

Ingredientes:
4 xícaras de arroz-da-terra (arroz-roxo), 1 xícara de açúcar, 500 g de rapadura (uma rapadura), canela em pó, leite de 1 coco.

Modo de preparo:
Lave o arroz e ponha de molho durante 1 hora antes de levar ao fogo. O arroz deve ser posto de molho na água em que vai ser cozido. Leve o arroz ao fogo para cozinhar com uma pitada de sal. Quando estiver quase seco, acrescente o leite de coco, o açúcar e a rapadura raspada. Deixe cozinhar bem, até ficar no ponto de arroz-de-leite. Tire do fogo, sirva em pratos com canela em pó por cima.


amizade brasilidade busca coleções curiosidades dicionários
diversão Felipe folclore leis mensagens miscelânea